quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Psicologia - O que é brincar ?

O QUE É BRINCAR?


"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000).
A criança para ser feliz precisa de muita coisa, mas, em especial ela precisa de:
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando. O brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto. Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
A importância de brincar
Este vídeo nos faz refletir sobre a importância do brincar, para que pais e educadores se conscientizem de que a brincadeira e imaginação fazem parte do processo de aprendizagem da criança. O brincar é fundamental na construção do conhecimento do sujeito com o objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário